Fluvastatina
Como em todo fármaco e suas diferentes formas sólidas é relevante ter um controle do conteúdo total da água, que neste caso, foi realizado pelo método de Karl Fischer. Esse controle torna-se relevante, principalmente, em locais onde se encontra uma elevada umidade ambiental, como é o caso de Florianópolis, onde se encontra um índice entre 60 % e 80 % dependendo da época do ano (BOTT, OLIVEIRA, 2007). Mesmo que se mantenham cuidados adequados, no caso de o fármaco possuirgrande tendência à incorporação de água, torna-se importante a realização de um rigoroso acompanhamento e entendimento de como as condições ambientais podem impactar sobre o fármaco.
O conteúdo de água das amostras está apresentado na tabela 2, onde se observam os altos valores em porcentagem de água que apresentaram as amostras estudadas. Essas moléculas de água presentes no sólido poderiam estar fraca ou fortemente ligadas e/ou formando parte da estrutura molecular. Neste último caso, a FLV estaria na forma de hidrato. Os estudos de DSC complementados com TG
poderiam agregar informações relevantes a respeito de a FLV estar na forma de um hidrato.
Devido às diferenças encontradas a partir da avaliação de FLV-MP e FLV-USP optou-se, inicialmente, pela investigação de diferentes polimorfos em FLV-MP, partindo-se da
recristalização da matéria-prima em diferentes solventes. Tal fato justifica a diferença nas datas de realização das análises de determinação do conteúdo de água por Karl-Fischer, como pode ser observado na tabela 2.
Obs: FLV-ACN: Matéria-Prima de Fluvastatina recristalizada em Acetonitrila; FLV-USP: Padrão de Fluvastatina Sódica oriundo da Farmacopeia Americana (USP); FLV-EOH: Matéria-Prima de Fluvastatina recristalizada em Etanol; FLV-MP: Matéria-Prima de Fluvastatina.
Fonte: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE; PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA – PPGFAR; CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUIMICA DE DIFERENTES FORMAS CRISTALINAS E ESTUDOS DE ESTABILIDADE DE FLUVASTATINA; DOUTORADO; Sílvia Helena Miollo Borgmann; Florianópolis 2012.
Thaynara Albuquerque
Nenhum comentário:
Postar um comentário