HMG CoA redutase
Elas genericamente conhecidos como estatinas , são um grupo de substâncias semi-sintéticos e sintéticos derivados a partir de metabolitos de algumas espécies de fungos ( Penicillium citrinum , Aspergillus terreus ). Eles exercem a sua actividade por inibição da redutase competitivo reversível, parcial e, 3-hidroxi-3-metilglutaril-coenzima A (HMG-CoA), uma enzima envolvida na biosíntese do colesterol .
Mecanismo de ação
Via de HMG CoA redutase.
Via de HMG CoA redutase.
As estatinas são inibidores da 3-hidroxi-3-metilglutaril-coenzima A (HMG-CoA) redutase. Esta enzima catalisa a conversão de HMG-CoA a mevalonato , que é um metabolito chave na biossíntese do colesterol . Bloqueio ocorre devido à grande semelhança estrutural exibindo esses medicamentos com a HMG-CoA. A afinidade da enzima estatinas por 1000 a 10000 vezes a do substrato natural. No diagrama pode ser visto bloqueando nível de estatinas e outras substâncias na biossíntese do colesterol.
A reacção específica seria:
Em que uma molécula de HMG-CoA é reduzido pela acção de HMG-CoA reductase e a coenzima NADPH resultante Mevalonato e CoA.
Bloqueando a síntese hepática de colesterol provoca uma activação de proteínas reguladoras SREBP , que activam a transcrição de proteína e, portanto, produzem receptor de LDL maior expressão do gene e um aumento no número de receptores funcionais nos hepáticos 2.
Além disso, demonstrou-se que as estatinas também produzem uma inibição de antigénio 1 associado à função dos linfócitos ( LFA-1 : linfócitos função-antigénio-1 associado). 3 A LFA-1 é uma glicoproteína família as integrinas expressas na superfície de leucócitos. Quando o LFA-1 é activada por certos receptores, liga-se à molécula de adesão intracelular-1 ( ICAM-1 ou CD 54 ) e estimula a extravasão de leucócitos e activação de linfócitos T . Isto significa que o LFA 1 é um agente pró-inflamatório e a sua inibição é benéfica em processos tais como a artrite reumatóide e rejeição de homoenxertos . Demonstrou que as estatinas e, particularmente, lovastatina, ligam-se a um site de LFA-1 domínio, actualmente designada lovastatina local . Este é o mecanismo molecular pelo qual a lovastatina, simvastatina e, a um menor grau, outras estatinas inibem a LFA-1. 4 Este seria um dos mecanismos anti-inflamatórios e, portanto, possuindo antiaterogênicas estatinas.
Referência: Hipolipemiantes- Wikipédia org.com
Monique Anjos
Nenhum comentário:
Postar um comentário